quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Celuares Japoneses fazem de Tudo

Eu vi esse artigo no blog : http://blogs.sun.com/jag/

O Artigo se chama Cell Phone in Japan e achei ele bem interessante.

Os Celulares no Japão

Uma das coisas que sempre é interessante sobre visitar o Japão é olhar para todos os celulares deles. Eu algumas coisas bem legais nessa visita.

Uma delas foi um celular bem legal que é de flip. Ele abre de duas maneiras, uma da maneira convencional de todo celular flip e a outra maneira é que abre como o Nintendo DS. Tem uma ótima implementação de hardware com a tecnologia OpenGL/ES e impressionantes gráficos 3D. Possui um bom frame rate, tanto quanto uma grande modelação e textura e além de uma grande máquina para jogos. Os jogos eram muito bons. E ainda eram jogos multiplayer distribuídos, assim você pode desafiar o seu amigo a uma corrida enquanto vocês estão no mesmo trem ou em trens diferentes.

Um desses jogos é de boliche que você joga da mesma maneira que o WII da Nintendo. Você segura o celular como se fosse uma bola de boliche, e faz o movimento para jogar a bola. E para soltar a bola é só apertar um botão no celular. Quando isso acontece ele manda a bola pros pinos.

Mas o celular não tem acelerômetros para ver como você move o celular. Eles usam uma das gambiarras mais geniais que eu vi em anos: as imagens são capturadas pela câmera, enquanto você balança o celular, que são aí analisadas e correlacionadas e transformadas em vetores de movimento que são usados pelos inteframe deltas.

A coisa mais impressionante que já vi é o uso dos celulares para compras. Eu vejo todas as pessoas de Tóquio pagando desde de doces até bilhetes de avião. Isso é feito tendo um chip no corpo do celular que serve como um smart card. Esses chips seguramente criptografados podem fazer transações com pontos de vendas instantaneamente, não importando a velocidade da rede, ou se ela está desligada. É bem parecido com o sistema do frango assado, que eles colocam o preço no cartão e depois paga, mas nesse caso você tem um valor x no cartão que é debitado a cada compra. E tendo eles no corpo do celular é de uma grande vantagem, porque com as API’s do Java é possível conectar o celular com o terminal de venda. Permitindo uma variedade de aplicativos de banco ou comércio a serem desenvolvidos. Por exemplo colocar mais dinheiro nesse cartão sem precisar ir num quiosque do banco, fazendo essa transação seguramente pela rede do celular.

Outra coisa bem interessante é que se você perder o celular, ou se ele for roubado,você poderá ligar para a operadora do seu celular e após as perguntas de seguranças, eles podem bloquear o celular remotamente e usar a rede para saber em que lugar o celular está.

Além disso pode usar o celular para reservar passagens de avião e de trem( lá no Japão eles usam o trem enquanto aqui nós usamos o metrô, só pra esclarecer.) e o celular funciona como um ticket que para realizar o check-in você passa o celular nos leitores de cartão e pronto. Um método rápido e seguro.

Nenhum comentário: