quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Cidade ganha WiMax e infraestrutura pra inclusão digital

Sempre as cidades pequenas tem o privilégio de testar novas tecnologias.
Primeiro era um teste do WiMax em Ouro Preto, agora é nessa cidade Garanhuns

A cidade de Garanhuns, em Pernambuco, será a primeira no Brasil a dispor de uma rede comercial de banda larga sem fio baseada na tecnologia WiMAX 802.16e da Motorola.

A nova rede WiMAX vai utilizar a freqüência de 3,5 GHz e deverá entrar em operação no dia 20 de dezembro. Todos os equipamentos e sistemas para a infra-estrutura dessa rede serão doados pela Motorola.

A empresa firmou um acordo de cooperação com a prefeitura da cidade para a implantação do projeto Garanhuns Digital. O objetivo é oferecer acesso à internet em banda larga para as escolas da rede pública, bibliotecas, postos de saúde e os diversos órgãos da prefeitura.

Além da Motorola, outras empresas de tecnologia participam do projeto Garanhuns Digital. A Dell, por exemplo, vai doar computadores e notebooks para os laboratórios de informática. A Embratel fornecerá o acesso à internet comercial e o link de comunicação de dados. Já a IP.TV cederá a tecnologia para videoconferências e educação a distância.

A coordenação técnica, suporte e gerência da rede ficará a cargo da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O projeto pedagógico para as escolas públicas e o treinamento dos professores estão sob a responsabilidade da Universidade Federal de Pernambuco. Também participam do projeto a CHESF, que entrará com o link de conexão à Embratel; a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Centro de Estudos Avançados do Recife (CESAR).

Garanhuns fica a 229 quilômetros do Recife e tem cerca de 130 mil habitantes.

Nenhum comentário: