quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O celular Ideal - que não existe

Imagine um celular sem botões, todo controlado pela própria tela. Um aparelho hiperfuturista, com internet, e-mail, mapas, vídeos, MP3 e muito mais. Parece o iPhone, né? E é mesmo: em seu evento, a Intel deixou o pudor de lado e mostrou um "conceito" que imita, descaradamente, o supercelular da Apple. O aparelho, que não tem nome, é de mentirinha - ele não funciona, ou seja, é apenas uma caixa de metal e vidro sem nada dentro.

Não é a primeira vez que alguém faz isso. Recentemente, foi a Nokia que mostrou sua imitação do iPhone. O aparelho também era um "conceito", ou seja, não existia na prática. Mas, nesse caso, absolutamente idêntico ao celular da Apple. O vídeo vazou para a internet, o que gerou certo embaraço - confira em tinyurl.com/2hkyca.

Fantasias à parte, na vida real a proposta da Intel é o Mobile Internet Device, MID. Basicamente, é um palmtop "metido a besta" ou seja, com uma interface gráfica mais caprichada e GPS embutido. A Intel chegou a mostrar um protótipo, fabricado pela chinesa BenQ.

Parece legal, mas provavelmente vai dar errado. Isso porque, na verdade, o MID é mais do mesmo: ele é praticamente idêntico ao Ultra Mobile PC, um computadorzinho que a Intel mostrou alguns anos atrás. Como era caro demais (custava mais do que um laptop) e gastava muita bateria, foi um enorme fracasso.

Nenhum comentário: