segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Ministro quer celular mais barato para a população

O ministro Hélio Costa, das Comunicações, decidiu: sua prioridade a partir de agora será baixar o custo da telefonia móvel para os consumidores. O ministro quer reduzir o preço das mensagens de texto, ampliar o tempo de validade dos cartões pré-pago e reduzir a diferença de preços entre pós e pré-pagos, hoje de cinco vezes, segundo ele.

Leia cobertura completa da Futurecom 2007

"O Brasil já é o quinto país em número de celulares, mas ainda é uma das nações onde o celular é menos utilizado e isso por conta dos altos custos", afirmou Costa, na abertura da Futurecom 2007. Por isso, ele lançou aquilo que chamou de "um desafio às operadoras" para que se sentem com ele e discutam formas de facilitar o uso do celular e reduzir seus preços para o conusmidor final.

Entre as propostas apresentadas por Costa está a de ampliar a validade dos cartões pré-pagos. Na nova regulamentação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acabou de elevar de 90 para 180 dias o prazo de validade que as operadoras devem permitir nos cartões.

O ministro, no entanto, acha que "ainda não é o suficiente". Segundo ele, o ideal seria que esse prazo fosse alterado para "no mínimo um ano", como diz ser praticado nos Estados Unidos e na Europa.

Nenhum comentário: