quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Nokia não fecha as portas para o Android

A Android foi apresentada na passada segunda-feira pela Google. Trata-se de uma plataforma Linux de desenvolvimento de conteúdos e aplicações para celulares.

Durante o anúncio de lançamento da plataforma, a Google informou que a iniciativa conta com a participação de 33 empresas – entre elas, LG, Samsung e Motorola. A ausência da Nokia não passou despercebida a todos os que costumam acompanhar o setor.

Hoje, a fabricante finlandesa que lidera o segmento dos celulares a nível mundial desmistificou a questão e admitiu que, eventualmente, pode vir a solicitar a entrada no consórcio que vai criar a plataforma Android.

«Se virmos que é benéfico, vamos pensar em participar no projecto. Nunca devemos fechar portas», explicou Kari Tuutti, porta-voz da unidade de Multimédia da Nokia à PC Pro.

A Nokia detém uma quota de 45% do mercado dos telemóveis que correm sistemas operativos Symbian. Alguns especialistas admitem que a iniciativa da Google pode ter efeitos negativos para o equilíbrio de forças actual, ainda que a empresa que gere o maior motor de busca tenha tido o cuidado de não susceptibilizar os líderes do fabrico dos telemóveis ao anunciar que a plataforma Android não pretende fazer concorrência às marcas que já têm créditos firmados neste sector.

Nenhum comentário: