quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Apple vai combater desbloqueio do iPhone, diz Jobs

Diretor-presidente da empresa faz primeiro pronunciamento sobre o desbloqueio e diz ser obrigação da Apple manter-se à frente dos hackers.

Pronunciando-se pela primeira vez sobre o uso do iPhone em redes celulares não autorizadas, Steve Jobs, diretor-presidente da Apple, disse que a empresa combaterá a atividade hacker de desbloquear o aparelho.

“É um jogo de gato e rato”, disse Jobs em entrevista em uma das lojas de varejo da Apple de Londres, Inglaterra, conforme relatado por Gregg Keizer em artigo publicado no site da revista Computerworld. “Tentamos nos manter à frente. As pessoas tentarão invadi-lo e é nossa obrigação impedi-las.”

Keizer lembra que já surgiram diversas maneiras de desbloquear o iPhone para que seja usado em qualquer rede celular que não a da americana AT&T, para a qual o aparelho vem programado de fábrica para funcionar com exclusividade.

Keizer observa que a mais recente e aclamada das maneiras de desbloquear o iPhone surgiu na semana passada, quando um grupo hacker divulgou na Internet software gratuito que permite o desbloqueio. Para facilitar esse trabalho por usuários leigos, o programa dispõe até de interface gráfica. Todavia, nada garante que o aparelho continuará desbloqueado após o lançamento de futuras atualizações de firmware.

Segundo Keizer, Carolina Milanesi, analista da firma de pesquisas Gartner Inc. que estava presente à apresentação de Jobs em Londres na qual anunciou o lançamento do iPhone no Reino Unido, disse não estar certa de que a longo prazo é realmente importante para a Apple manter-se à frente dos hackers, tal como Jobs disse ser. “No momento, do ponto de vista do consumidor, você precisa ter muito cuidado sobre o desbloqueio do iPhone e saber como quer usá-lo”, disse ela. “Se você desbloqueá-lo, não poderá usufruir da tarifa fixa e não terá acesso aos 7,5 mil pontos de acesso à rede Wi-Fi”.

Keizer nota também que a O2, operadora exclusiva do iPhone no Reino Unido, oferecerá três planos de tarifa fixa, coisa relativamente rara por lá. “Se você desbloquear [o iPhone] e então usá-lo na Internet e e-mail, poderá se surpreender com o valor de sua primeira conta”, acrescentou Milanesi, referindo-se às taxas variáveis cobradas pela maioria das operadoras no país e em outras partes da Europa.

“Jobs não entrou em detalhes sobre como a Apple pretende barrar os hackers, mas o processo presumivelmente envolveria atualizações de firmware para o iPhone, fornecidos via software iTunes. As duas atualizações já lançadas desde o início das vendas do iPhone nos EUA no fim de junho desfizeram alterações feitas por hackers ou forçaram o usuário a restaurar as configurações originais do aparelho”, informa Keizer.

Indiretamente, Jobs reconheceu que o trabalho de impedir qualquer hackeamento pode ser impossível, informa Keizer. “Não estou certo se somos os gatos ou os ratos”, disse Jobs.

A esse respeito, Milanesi comentou: “Jobs disse que [a Apple] ficaria um passo à frente, mas isso é mais fácil dizer do que fazer.”

Mais detalhes no artigo completo de Keizer.


Nenhum comentário: