quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Você faz o "Beeping"? Veja como essa moda pegou em outros países

Você está sem crédito? Então faça o "beeping" ("liga para a pessoa e depois desliga, para que ela te ligue de volta") como os africanos fazem. O Reuters da Inglaterra reportam sobre um estudo de uma operadora na África que mostra que os chamados "beeping" estão se tornando muito populares em países em desenvolvimento. Essa tática na verdade deve fazer com que a pessoa retorne a ligação à custa dela.

Jonathan Donner, um pesquisador da Índia pela Microsoft, tem descoberto que a tendência do "beeping" está se espalhando em todo continente africano e até mesmo no sul e sudeste da Ásia.

A maioria desse tipo de ligação são pedidos para uma ligação de retorno, mas ele pode servir também como uma mensagem pré-estabelecida como "Vem me buscar" ou até mesmo "Estou pensando em você".

As operadoras de Celular estão procurando novas alternativas para as "ligações de retorno", porque essas ligações estão ocupando uma grande banda da sua rede e não estão gerando nenhuma receita, de acordo com o fato que nem sempre os clientes que estão recebendo esses tipos de ligações retornam. Na verdade as operadoras dizem que os "beeping" ocupam cerca de 30% de todas as ligações feitas na sua rede. Essas ligações rápidas também irritam seus clientes. Então uma maneira de lidar com isso é oferecer ao consumidor sem crédito mandar um limitado número de Mensagens de Texto contendo a mensagem "Me ligue de volta" ou cobrar uma taxa mínima.

A empresa Orange Senegal por exemplo deixa os consumidores mandarem a mensagem "me ligue de volta" quando seu crédito está abaixo de $0,10. Com a empresa Safaricom Kenya, é uma campanha de 130 "beeping" (limitado para fazer "beeping" 5 vezes ao dia - e o slogan da campanha é ('Pare de fazer "beeping"! Peça com jeitinho'). Outro exemplo é o serviço de "Me ligue de Volta" da Vodacom DR Congo que custam $0.01 a mensagem.

Mas isso não é tudo, Jonathan Donner está levando a pesquisa do "beeping" um passo adiante e está publicando um trabalho para o protocolo social do "beeping" chamado "Regras para fazer beeping". "Como é o cara rico que paga," ele escreve, "É aceitável de utilizar o recurso do beeping em alguém somente se você está com pouco dinheiro e quem você está ligando está com muito crédito. Nunca faça isso com alguém que é mais pobre que você." E nunca, em nenhuma circunstância, faça isso pra alguém que você irá pedir um favor, e com o seu namorado(a) ou paquera, só se você quiser parecer um pão duro.

Nenhum comentário: