domingo, 30 de setembro de 2007

iPhones desbloqueados perdem a garantia

Atualização tornou iPhone 'quase impenetrável para qualquer invasão'.
Postura da Apple causa controvérsias entre usuários.

Desde o momento de entrada do iPhone no mercado em junho nos EUA, os proprietários do aparelho, verdadeiros craques em tecnologia, ocupam-se revirando o interior do equipamento, descobrindo como adicionar softwares não autorizados e até como "desbloqueá-lo" para o uso em redes que não sejam da AT&T.


Mas, na sexta-feira, a web estava repleta de queixas de pessoas que haviam instalado a mais nova atualização do software do iPhone e, em seguida, tiveram todos os programinhas divertidos que haviam colecionado apagados ou, o que é ainda pior, seus telefones pararam totalmente de funcionar. Mas isso já não seria de se esperar?

Desde segunda-feira, representantes da Apple estavam avisando os usuários do iPhone que o uso de software de desbloqueio poderia fazer com que o telefone ficasse "permanentemente sem funcionar quando uma futura atualização de software do iPhone fornecida pela Apple fosse instalada". Contudo, muitos ignoraram os avisos.


Quem havia desbloqueado os telefones para usá-los com outra operadora correu o maior risco de, no jargão técnico, torná-los "bricked" (inutilizáveis), ou seja, com o mero valor de peso para papel. A maioria dos que cometeram violações menos graves, como instalar programas não autorizados pela Apple, apenas tiveram os programas apagados.


As pessoas criaram dezenas de programas para o iPhone, variando desde o inútil, porém divertido (um estourador de pipocas virtual) até o indiscutivelmente prático (um programa de captura de telas).

No entanto a todos que atualizaram o software do sistema do iPhone, processo que adiciona as mais recentes correções e melhorias da Apple, o uso desses programas está vedado. A atualização tornou o iPhone "quase impenetrável para qualquer invasão de terceiros", declarou Erica Sadun, desenvolvedora técnica de Denver que criou mais de uma dúzia de programas para o iPhone, incluindo o programa de captura de telas e um famoso gravador de voz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!