segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Celular incorpora nova onda de serviços online

Depois de agregar jogos, câmera, música, vídeo e internet, o celular agora oferece serviços bancários ao usuário

A comodidade de não precisar andar com dinheiro, talão de cheque ou cartão de crédito no bolso está mais próximo de se tornar realidade. Os bancos estão investindo pesado no ‘‘mobile banking’’, serviço através do qual os clientes podem efetuar transações financeiras pelo telefone celular. E o Brasil pode ser um dos pioneiros neste serviço.

O setor bancário brasileiro é um dos mais modernos do mundo. E sempre incorpora novas tecnologias na sua prestação de serviços. Para se ter uma idéia, segundo o Banco Central, em meados de 2006, o Brasil possuía cerca de 768 caixas eletrônicos por milhão de habitantes. A título de comparação, a Grã Bretanha possuía 999, a França 703 e a Itália 682. Para estar na vanguarda da tecnologia, os investimentos são altos. No ano passado, as instituições financeiras investiram R$ 5,3 bilhões em tecnologia da informação. Este ano está previsto um crescimento de 10%, devendo chegar a R$ 5,9 bilhões.

Esses investimentos permitem que o setor esteja sempre inovando. Os números da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que os brasileiros estão bem familiarizados com os avanços do setor bancário. O serviço de auto-atendimento, em 2006, foi responsável por 32,4% (11,9 milhões) do total de transações realizadas (36,6 milhões). O internet banking, por sua vez, teve 16,8% (6,1 milhões) da fatia total de transações bancárias.

Esses números ganham mais significado quando observamos que, enquanto as transações tradicionais (diretamente do caixa) cresceram 2,2% no ano passado, as transações eletrônicas via internet banking cresceram 11% e as de auto-atendimento 10%. Dessa forma, o celular para realizar operações bancárias seria apenas mais um canal de utilização.

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