sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Celular e VoIP, os sistemas de comunicação favoritos dos brasileiros

Enquanto a telefonia fixa continua vendo suas receitas despencarem, a telefonia celular e o VoIP se consolidam como as plataformas de comunicação preferidas dos brasileiros. Em agosto, ultrapassamos os 110 milhões de usuários de telefones móveis - o que representa três aparelhos para cada cinco pessoas.

Já a telefonia IP ganha cada vez mais adeptos entre as empresas e evolui, pouco a pouco, para outra vocação além da redução de custos: plataformas unificadas de comunicação capazes de suportar aplicações inteligentes de negócio.

De acordo com o mercado, a resposta para o déficit de conexão em banda larga no País - que aflige não apenas zonas rurais, mas até mesmo pólos comerciais próximos a grandes centros urbanos, como Alphaville - deve vir com a licitação das novas licenças para uso da tecnologia sem fio de terceira geração. O espectro de 2,1 MHz é visto como a estrada que levará a conectividade aos locais mais remotos do Brasil, ou àqueles em que as operadoras de telefonia fixa e/ou de cabo ainda não conseguiram expandir definitivamente suas operações nesse quesito.

Mais Info

Nenhum comentário: