terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ingresso pelo celular é realidade

O sistema mobile ticket (m-ticket) é a nova tecnologia utilizada pela Alô Ingresso para entrega de convites de festas, eventos esportivos, shows, entre outros. Na compra do ingresso via telefone ou internet (www.aloingresso.com.br), o usuário pode optar por receber sua entrada no celular. Assim que o pagamento é efetuado, ele recebe um SMS (Serviço de Mensagem Curta) no aparelho, contendo um código de barras (bar code). Para entrar no evento, um leitor óptico verifica a autenticidade do código, liberando o acesso ao local.

A inovação é uma parceria entre a Okto, provedora da plataforma e gestora do tráfego de mensagens com as operadoras, a Movile, responsável pela comercialização do projeto, e a Alô Ingresso, empresa especializada na comercialização de ingressos.

"O m-ticket é mais uma estratégia de convergência de recursos para o celular. A Okto investe nesse caminho para que o público brasileiro amadureça a cultura de mobilidade", comentou a CEO da Okto, Ann Williams. A mesma tendência tem recebido a atenção da Movile, que planeja trafegar através da plataforma da Okto cerca de 200 mil bar codes até o final de 2007.

Disponível para a maioria das operadoras, o m-ticket tem no custo mais um atrativo. O envio de cada unidade tem um valor médio de R$ 1,50, bem abaixo dos valores de entrega convencionais.

A Alô Ingresso soma duas experiências bem sucedidas com uso do m-ticket, em Curitiba. Na casa noturna Rancho Brasil e na festa Kaballah, respectivamente nos dias 23 e 24 de junho, cerca de 800 ingressos VIP´s foram entregues via telefone celular. "Nos dois dias, a receptividade foi ótima. Os convidados ganharam comodidade, agilidade e segurança na compra do convite e na entrada do evento", destacou o proprietário da Alô Ingresso, Danilo Mattos de Carvalho. O cliente final ainda ganha com facilidade de entrega, dispensando o pagamento de taxas de entrega via motoboy.

De acordo com Danilo, esses benefícios são compartilhados com os produtores de eventos. Ele acrescentou que, com a venda de ingressos via telefone celular, os falsificadores e os cambistas perdem espaço. Outro diferencial é o acompanhamento, em tempo real, de quantas pessoas chegaram e quantas estão por vir.

"A abrangência e a segurança da nossa tecnologia m-ticket proporcionam benefícios para toda a cadeia envolvida na promoção de eventos. O uso desse recurso tem ares de novidade, o que muito agrada o público brasileiro", completa o diretor da Movile, Eduardo Lins Henrique.

Em um mesmo celular, é possível receber de mais uma entrada. No caso de perda do telefone ou mesmo por problemas técnicos como término da bateria, o usuário poderá apresentar um documento de identificação para confirmação dos dados fornecidos no ato da compra. Por esse processo, a Alô Ingresso também pode reenviar o SMS, contendo o código de barras para outro aparelho.

A meta da Alô Ingresso é aprimorar a ferramenta de m-ticket para criar a cultura de uso e, até o final de 2008, suspender a operação com entradas impressas.

Nenhum comentário: